Tuesday, July 30, 2013

Do tempo de aprender sobre o tempo...

No post passado, comecei a falar sobre o tempo:  o tempo enquanto clima, o tempo para escrever o blog, meu tempo na Noruega, sobre o aprendizado de saber melhor dividir o tempo. Acho que agora preciso detalhar melhor porque danado esses "tempos" inteferem tanto na vida no país nórdico. 

Eu começaria dizendo que viver na Noruega exige um aprendizado sobre gerir e se adaptar ao tempo. 

Comecemos pelo tempo enquanto clima. Num lugar em que quase metade do ano é inverno e que o verão é completamente incerto - pode ser maravilhoso (como este ano) ou pode ser uma porcaria (como ano passado) - as pessoas acabam planejando suas atividades com base no clima. Checar a previsão e falar sobre ela são ações comuns por aqui, e uma vez que o Sol aperece: rua! Está trablhando num dia de Sol? Sai mais cedo e vai pro parque, pra praia ou trabalha ao ar livre (óbvio que nem todas as profissões permitem essa flexibilidade). O fato é que aqui, embora os dias quentes e com sol sejam raros, a gente aprende a super aproveitá-los. Acho que a gente super aproveita tanto que começamos a fazer certas coisas que antes achávamos estranho, como por exemplo ficar olhando pro sol enquanto espera o ônibus e comer ao ar livre. No meu caso que venho de uma cidade super quente como Recife, eu costumava fugir do sol na parada de ônibus e comer em lugares com ar condicionado. E trabalhar em dias de Sol não era um problema grande, afinal, eu o tinha a maior parte do ano. Sem dúvida, minha relação com o clima mudou significativamente desde que eu cheguei aqui: quando se tem pouco é preciso super aproveitar o que se tem!

Mais ainda, é preciso aproveitar o tempo/clima mesmo quando não estamos no verão. A principal filosofia aqui é: "não existe tempo ruim para quem tem roupa adequada". Logo, coloque seu casaco de chuva ou seu casaco pra aguentar -20 graus e saia de casa. E isso se aprende desde cedo. As crianças no Barnehagen (creche, em norueguês) vão para a área externa todos os dias, faça chuva ou faça sol, faça -20 graus ou 25 graus.

E para super aproveitar o que cada clima tem de bom, precisamos aprender a gerir também o nosso tempo enquanto horário diário. Tempo para o trabalho e tempo para a vida pessoal precisam ser muito bem administrados, caso contrário o trabalho não anda e a casa fica uma zona. Isso porque aqui funcionamos self-service full time. Nada de empregadas domésticas, babás ou mesmo delivery para entregar a comida pronta em casa. A velha frase "eu não tenho tempo, por isso terceirizo esses serviços" não é muito ouvida por aqui, a não ser que você queira e possa pagar um valor altíssimo (o que é bem merecido) para alguém limpar sua casa ou fazer sua comida. Divisão de responsabilidades entre o casal e boa divisão entre o tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal são componentes essenciais para dar conta das atividades e ter tempo para aproveitar o clima quando ele está bom :) Em um outro post vou aprofundar nas questões de gênero e desse equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

O fato é que seja o tempo clima, seja o tempo enquanto horário diário, ou você se adapta e aprende a gerenciá-lo ou você literalmente perde muito tempo esperando pelo ideal...Ou o ideal seria mesmo saber transformar qualquer tempo em um bom tempo?

"Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo..."
Renato Russo



3 comments:

  1. Ai tô amando! Continue escrevendo! Ficar do lado de cá também é bom e ser presenteada com seus textos nesse meu tempo de fuga, foi ótimo! :) Beijos

    ReplyDelete
  2. Obrigada, minha grande inspiradora! :) Esse semana tem outro post saindo do forno :) E estou na torcida para que você retorne logo também! beijos

    ReplyDelete
  3. segue sigo de volta?adorei seu cantinho
    http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

    ReplyDelete