Monday, September 19, 2011

Dos 28....aos 29

Semana passada, mais especificamente dia 14 de setembro, eu conclui e comecei uma nova travessia. Fechei um ano e comecei um novo. Eu sou daquelas que adora a travessia dos aniversários. Pra mim cada aniversário tem de fato a simbologia de um (re)nascimento. É dia de celebrar a vida e de agradecer pelas conquistas daquele ano. Acho aniversário meio como ano novo, só que é um ano novo individual. Todo 14 de setembro eu comemoro minha virada de ano particular.

Esse ano, a virada foi bem diferente de todas que eu já vivi. Pela primeira vez atravessei para a nova idade longe do meu país, longe dos meus pais, da minha irmã e da maior parte dos meu amigos. Foi meu primeiro aniversário na Noruega. Meu primeiro aniversário na minha primeira casa junto com Léo. Com tanto pioneirismo, não tinha como o aniversário não ser, no mínimo, interessante. Mas o pioneirismo também assusta e causa um certo estranhamento, e acho que foi por isso que acordei, no dia 14 de setembro, ainda com a sensação de que não era meu aniversário.

Mas o estranhamento e a nostalgia começaram a se transformar em grandes surpresas. Depois de alguns dias de muita chuva em Oslo, 14 de setembro começou com um lindo dia de Sol: Luz, renascimento, vida. E não é a luz que faz a gente olhar melhor os detalhes de uma situação? Pois então tentei amenizar a saudade pensando em como, literalmente, a nova idade chegava em um momento iluminado da minha vida, a começar por poder comemorar ao lado de Léo, já que há dois anos eu não passava meu aniversário com ele. E tenho que confessar que ele caprichou nesse! Começamos com um delicioso café da manhã, preparado por ele, e um presente bastante significativo para o momento: um quadro com uma foto nossa para colocarmos na nossa casa. A foto foi tirada em Minas nas nossas férias de julho e é uma foto bem viajada! A gente gosta de uma viagem e de inovar! Olha a foto do quadro aí:



Bom, como meu aniversário não caiu num sábado ou domingo, fui pra Universidade, mas confesso que o dia não foi muito produtivo em termos de trabalho. Exigente que eu sou, comecei a ficar agoniada porque não conseguia me concentrar. Ficava mais agoniada porque o dia estava lindo e eu queria era ir pra rua. E aí, no meio de toda essa agonia, recebo um e mail de uma tia de léo (Ângela) com uma reflexão interessante:


"Pelo menos hoje,
só faça o que lhe der prazer,
o que lhe "der na telha".
Curta bem o seu dia: faça dele um feriado nacional! 
Afinal, 14 de setembro só tem uma vez no ano".

Foi uma Luz! Era tudo que eu precisava ler pra relaxar e curtir o meu dia! E aí, minha colega de doutorado dinamarquesa, Bettina, me convidou para um almoço de aniversário e tivemos ótimas conversas juntas. Bettina tem sido uma pessoa essencial no meu processo de adaptação. Uma pessoa simpática e sempre disponível em me ajudar. Nesse dia, pude sentir ainda mais como estamos construindo uma ótima relação. E a Luz surgiu de novo: eu estou longe de tanta gente, mas não estou sozinha aqui. Estou fazendo amigos e construindo uma rotina nova e interessante. Um registro do meu almoço com Bettina:



Bom, mas já que era "feriado" pra mim, fui aproveitar meu dia com minhas amigas brasileiras Sandra e Lorena. No início, a ideia era tomar um café, programa bem típico aqui na Noruega, mas o dia estava convidativo para um bom vinho ao Sol. Acho ótima essa ideia de tomar vinho esparramada ao Sol. Quem pega um inverno brabo, sabe bem como essa simples ação é uma delícia. E foi realmente muito bom, ainda mais com a companhia de duas pessoas que tem sido importantes pra mim aqui em Oslo. Luz de novo: eu tenho amigas aqui! Quer maior presente de aniversário? Aí estão algumas imagens da nossa tarde de aniversário em um dia lindo de sol em terras nórdicas:





Léo saiu do trabalho mais cedo pra aproveitar o dia comigo e compartilhou um pouco do nosso momento "vinho ao sol":



Nossa programação era jantar em algum lugar depois. Eu ainda não sabia em qual restaurante, mas ele já tinha preparado uma surpresa: fez uma reserva num lugar especial e não disse onde era. E aí, sem saber pra onde eu estava indo, eu andei, peguei ônibus, peguei barco pra chegar num restaurante em Bygdoy, uma praia de Oslo que fica no meio de alguns fjordes pequenos (depois faço um post sobre os fjordes). O cenário era um espetáculo. As imagens falam por si só:


As imagens praticamente dispensam comentários, mas eu preciso dizer que Léo foi um dos grandes responsáveis por tranformar um aniversário que tinha tudo pra ser nostálgico num aniversário de ótimos momentos. 

A saudade do Brasil? Continuava imensa. Sentia falta de tantos abraços, de tantos beijos, de tantas vozes. Mas o Brasil veio até a Noruega por meio de várias mensagens no facebook, e mails, ligações da família (pai, mãe, irmã) e de alguns amigos (valeu Mel, May e Ju), e de um parabéns ao vivo via skype do meu grupo de pesquisa querido no Brasil. Um grupo de amigos e de companheiros de trabalho que são uma fonte de inspiração pra mim. O parabéns foi registrado por Léo:


E o dia terminou com os parabéns da mãe e do pai, os "culpados" por esse dia. Os responsáveis pelo maior presente que eu tenho: minha vida. E uma vida de muito amor e de muitas alegrias. Minha maior saudade foi deles, mas o amor é tão incondicional que eu consegui senti-los bem perto de mim.

Pela saudade da minha família, do meu país e de tantos amigos, não posso dizer que meu aniversário foi perfeito. Mas também acho que nunca foi, pois sempre tem a falta de alguém, afinal, aos 29 anos boa parte dos nossos amigos e família encontram-se espalhados pelo mundo. Mas apesar dessa falta, praticamente inevitável, eu tive um dia muito feliz e de muitas certezas: certeza que tenho um companheiro incrível ao meu lado, certeza de que estou construindo amizades fortes aqui na Noruega, certeza que os amigos de verdade se fazem presente mesmo à distância, certeza de que minha família continua sendo meu maior porto seguro. 

Tem como ficar triste com tudo isso? Só tenho a agradecer por tanta Luz...e que ela continue comigo na travessia até os 30....


4 comments:

  1. Muito bom ver essa psicóloga de sucesso... que me enche de orgulho e sem dúvidas, dá vontade de seguir pelo mesmo caminho!!!!

    Parabéns atrasado Karine, que Deus te abençoe e realize os sonhos que Ele sonhou pra vc, pois sua vontade é boa, perfeita e agradável!

    beijinhos da aluninha de TO, Bruna!

    ReplyDelete
  2. Além de muito feliz, o aniversário também foi muito reflexivo, de mt elaboração! Eita que aos 29 a previsão é de bons tempos! E mt crescimento! Um beijo saudoso pra vc amiga! Melina

    ReplyDelete
  3. Bruna, obrigada pela força e pela mensagem de parabéns! Mel, cada experiência aqui tem sido uma mistura de diversão com reflexão e aprendizagem. Melhor assim, né? Xko, você precisa conhecer Bygdoy :) Beijos

    ReplyDelete