Sunday, October 23, 2011

Das travessuras em Estocolmo

O post de hoje é pra falar de uma travessia misturada com muitas travessuras: nosso final de semana em Estocolmo. Na realidade, a viagem aconteceu há um mês, mas nunca é tarde para falar de bons momentos junto com amigos.

Minha primeira ida a Estocolmo aconteceu na páscoa desse ano, no começo da primavera. Saímos de lá com uma ótima impressão da cidade e com o desejo de voltar outra vez, só não esperávamos que voltaríamos tão rápido. O motivo desse retorno tão rápido é que um casal amigo nosso (Rodrigo e Renata) estava indo do Brasil para um congresso de medicina em Estocolmo. Como eles não teriam tempo de se ausentar da cidade, e como de Oslo pra lá precisamos apenas de um voo de 40 minutos, decidimos ir encontrá-los na Suécia. Além disso, Estocolmo também é a cidade em que mora outro casal de amigos brasileiros: Cintia e Flávio, com sua filha Beatriz. Combinação perfeita: cidade linda + viagem rápida + amigos brasileiros para reencontrar.

Estocolmo é a capital e maior cidade da Suécia. Ela é um pouco maior do que Oslo, tendo quase um milhão de habitantes. A geografia da cidade me encanta bastante: ela é composta por 14 ilhas e 53 pontes, numa região em que o lago Malaren encontra o mar Báltico. Muitos dizem que ela é a Veneza do Norte. Como boa Recifense, está explicado porque a geografia de Estocolmo me encanta tanto. Acho que sua beleza faz da cidade uma das mais visitadas da Escandinávia. Na primeira vez que fui a Estocolmo, saí de lá com a nítida sensação que acabava de conhecer uma das cidades mais lindas da Europa. As imagens abaixo mostram um pouco isso:




Além da geografia, acho que tem outra coisa que me fez ficar encantada com Estocolmo: seu clima cultural que exalta a diversidade. Na realidade, Oslo também é uma cidade que procura valorizar as diferenças, como a maioria das cidades Européias e, principalmente, as cidades da Escandinávia. Mas, não sei se pelo estilo mais alternativo e "cool" de Estocolmo, e também por ser uma cidade maior e mais movimentada do que Oslo, pude sentir um clima ainda maior de liberdade e respeito pelas diferenças. Lembro de estar na estação central e ver casais homoafetivos, crianças, idosos, todos juntos. Essa sensação de ver menos guetos ou lugares específicos para este ou aquele grupo reforçou minha crença de que um mundo com menos preconceito é possível e já existe em alguns cantos do mundo. 

Sem dúvida, a beleza geográfica e arquitetônica, misturada com esse clima de diversidade e liberdade, me deixaram bastante encantada pela cidade. Pra completar, as visitas ainda ocorreram cercadas de ótimas companhias. Nas duas vezes que fomos a Estocolmo, ficamos hospedados da casa de Cintia e Flávio, que já moram na Suécia há quase 3 anos. Eles moram numa região um pouco afastada do centro da cidade, numa casa cercada de belas paisagens. Em nossa primeira visita, tiramos um dia pra curtir a casa e o bom tempo da primavera, com direito a picanha e guaraná antártica.




A visita em abril também foi bem turística. Visitamos vários pontos da cidade, incluindo alguns museus imperdíveis, como o Vasa Museum http://vasamuseet.se/en/, o passeio de barco entre uma ilha e outra dentro da cidade e caminhadas pela ilha de Gamla Stan, que é a ilha onde fica a parte mais antiga da cidade. Sem dúvida, Estocolmo é uma cidade que vale muito a pena!

Na visita que aconteceu mês passado, o clima era outro, tanto em relação ao tempo como em relação ao estilo da viagem. Era outono, e pegamos um tempo bem friozinho, e também fomos no clima de curtir mais os amigos do que turistar pela cidade. Além disso, tivemos menos tempo do que da outra vez. Acho que essa segunda vez foi uma viagem com um estilo bem caseiro, com direito a massagem e corte de cabelo feitos pela nossa anfitriã, Cintia. Aqui na Europa, e principalmente na Escandinávia, esses serviços são muito caros, então as pessoas começam a desenvolver certas habilidades pra não ficarem tão dependentes de outras pessoas. O estilo self service aqui reina! E cintia fez um ótimo serviço :) Eu tentei aprender, mas acho que não levo muito jeito não...



Nessa viagem mais caseira, tivemos um ótimo dia de sol com a família em Vaxholm, uma ilha um pouco afastada do centro de Estocolmo. Mais uma vez a geografia da região me fascinou. E além dessa fascinação, me fascina cada vez mais como Cintia e Flávio estão integrados à cultura sueca. Cintia pra mim tem sido um exemplo de quem tenta mesclar o estilo brasileiro com o estilo europeu de uma maneira bem interessante. E acho que quem vem ganhando muito com isso é Beatriz, a filha do casal que nasceu na Suécia e tem um ano e meio. Quem quiser conhecer um pouco mais da Suécia e da experiência de ser mãe num país escandinavo fica a dica do blog de Cintia: http://www.cintiaanira.blogspot.com/ Ah, foi ela minha grande inspiradora na construção do meu blog :)

Algumas imagens de Vaxholm:







Outra coisa que Estocolmo tem de muito bom é a noite. E nesse ponto, a ilha de Sodermalm é a melhor opção. Lá é possível encontrar muitos bares, pubs e boates de diferentes estilos. Aproveitamos bem as saídas à noite nessa nossa última ida a Estocolmo com a companhia de Renata e Rodrigo, um casal de brasileiros amigos nossos que, assim como nós, adora uma farra. Na primeira noite, fomos ao Vapiano, um restaurante alemão de comida italiana. Léo conhecia esse restaurante do tempo que ele passou na Austrália e nos recomendou. Então fica a dica: se você for em uma cidade que tem o restaurante Vapiano não deixe de comer lá. Além de comida boa, o ambiente é sempre bem decorado e com um astral legal:



Na noite de sábado, a gente decidiu fazer um turismo etílico na ilha de sordemalm. A primeira parada foi no bar Bauer. Quem for visitar Estocolmo e gosta de uns drinks diferentes, não deixe de passar lá. O local tem um ambiente massa e umas bebidas bem exóticas. Vale a pena:



Depois, conhecemos uma balada no meio de um shopping e paramos num pub pra tomar uma cerveja:



Muitos devem pensar na praticidade (ou não) de ficar pulando de bar em bar. Bom, nesse caso, os bares eram todos na mesma rua. Além disso, essa é uma das grandes vantagens de frequentar cidades seguras: anda-se, pega-se metrô e ônibus a qualquer hora da madrugada. Essa sensação de liberdade é boa demais!

A despedida de Estocolmo foi em Gamla Stan, na ilha antiga da cidade. Tomamos um vinho de despedida e fomos correndo pra estação central. Decidimos fazer a viagem de volta pra Oslo de trem. A viagem dura 06h30min, mas vale a pena: as paisagens são bem bonitas e o percurso bem agradável:





Essas minhas duas idas a Estocolmo, e minha experiência de estar morando na Noruega, têm me feito ter certeza de uma coisa: os brasileiros precisam visitar mais a Escandinávia. De fato, a região da Escandinávia é mais cara e mais longe que o resto da Europa, mas quem tiver condições, vale a pena se organizar pra conhecer e desbravar essa parte tão fantástica da Europa. Além de cenário naturais e históricos lindíssimos, os escandinavos tem uma cultura que tem muito a nos ensinar. Espero ter novas travessuras em outras cidades e países em breve...

Ps: agradecimento especial a Cintia, Flávio e Beatriz que nos receberam com tanto carinho em Estocolmo. Estamos esperando vocês aqui em Oslo!

6 comments:

  1. Amei! Amei! Amei! Amei! e Amei!

    Karine, eu troco o dom de cortar cabelo pelo seu dom de escrever. Uma delícia essa leitura. Se eu não morasse em Estocolmo, ia ficar doidinha pra conhecer!

    beijo enorme e volte sempre!

    ReplyDelete
  2. Juliana Lucena said...
    Colocando Estocolmo no meu roteiro de férias!
    Post contagiante ;-)
    Amo!

    ReplyDelete
  3. Pois é, Cíntia disse tudo: quem não conhece fica esperando uma oportunidadezinha para ir correndo conhecer! (: Fico feliz de ver como estas bem e adaptada na Europa. Vou ver se consigo passar em Estocolmo, vou refazer meus cálculos e rever minhas finanças! beijo grande karine.

    ReplyDelete
  4. Que bom que o post foi contagiante! Vale a pena mesmo. Cintia, basta ler o seu blog pra saber que esse dom você tem! Ju, espero que Oslo já esteja no seu roteiro de férias também! :) Nicolle, que bom ter você aqui pelo blog. Aparece mais vezes :) Quando passar em Estocolmo, não deixe de passar em Oslo, ta? Espero lhe visitar em Portugal também :) Beijos

    ReplyDelete
  5. Karine, conheci seu blog pela dica da Cíntia. Que gostoso ler este blog! Amei "conhecer" Estocolmo com você!
    Estamos te seguindo na espera de mais posts.
    Beijos

    ReplyDelete
  6. Olá! Seja bem vinda ao blog. Que bom que gostou :)Tento postar uma vez na semana. Será um prazer te ter aqui :) Beijos!

    ReplyDelete